Botões

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Video Game Musics com feeling


E aí galera!!

Estava pensando... Sempre tem coisas pra serem mencionadas no mundo dos games, seja na arte, seja nos gráficos, na evolução, em alguns conceitos... E como não podia faltar, a MÚSICA! Muitos de nós gostamos de ouvir música, não apenas pela qualidade do timbre do instrumento em si, mas pela sua composição, pelas notas que foram usadas na música, ou seja, a idéia e a atmosfera que ela traz atravéz da criatividade do autor. Eu sou assim, e esse é apenas um dos motivos pelo qual curto VGmusic até hoje.

Vários artistas japoneses conseguiam reproduzir exatamente a atmosfera que queriam, mesmo usando apenas três canais de onda quadrada e um canal de ruído branco. Várias dessas músicas entram em nossas mentes e nunca mais saem devido a sua repetição contínua em devidos locais ou fases. Na nossa época de ouro, os músicos tinham que fazer mágica pra adaptar grandes peças em apenas 3 canais de melodia. Ouça o tema de Indiana Jones no Master System, por exemplo.

Indiana Jones and the Last Crusade - Theme


Relativo a VGMusic, no caso dos RPGs eu diria que são os games que mais urgem por ótimos compositores, pois gastamos tantas horas no mesmo mapa, na mesma cidade... Você então acaba decorando todas as músicas. E a música das batalhas então? Esse é um evento que alguns RPGs costumam possuir 3 composições diferentes, por sua tamanha repetitividade.

Nos games em geral, as músicas mais decoradas são as da primeira fase, das apresentações, da tela de título, e também das fases de bônus. São músicas que ficam em nossa mente anos e anos, e mesmo alguns daqueles que iniciaram nos games entre 6 ou 7 anos de idade, com 25 anos continuam se lembrando quase da mesma maneira que ouviram nessa época. Se forem músicos, então a coisa é mais intensa, pois faz com que se lembrem de maiores detalhes.

É agora então que trago pra vocês uma seleção de algumas músicas de games com bastante feeling. Músicas que trazem um certo sentimento, mesmo sendo de vídeo game.


- 8 bits -

Aladdin - Kiss
Uma música triste. Ouça e sinta. Boa pro papel que desempenha no game

Out Run - Last Wave
Não tinha paisagem melhor. Essa música realmente combina muito bem com o cenário. Fim de tarde, um bonito pôr do sol, você encostado no carro... Pegando aquele vento ao lado de uma gatinha depois de muita curtição e adrenalina. Um clima de calmaria, descanso.

Land of Illusion - Tiny Cavern
Uma música totalmente simples, curta e repetitiva, porém, mesmo assim fiz questão que ela entrasse junto com as outras de 8 bits.

The Legend of Zelda: Link's Awakening - Mabe Village
Essa música, apesar de carregar uma atmosfera infantil, ainda assim tem algum feeling.


- 16 bits adiante -

Goofy Troop - Lose My Way
Essa música é muito bonita, tranquila... Inspira paz, porém o timbre de seus instrumentos é levemente cômico.

Alundra - Requiem
Um violão de nylon, uma ausência e uma tristeza. Eu sou suspeito pra falar, já que terminei esse game, mas talvez pra quem nunca tenha jogado, a música em si talvez possa não parecer tão triste. Só sei que quando ela toca no game, consegue de fato arrancar tristeza de nós, que já estávamos acostumados com os personagens que aos poucos se vão rumo ao infinito sem se despedir.

Donkey Kong Country 1 - Aquatic Ambiance
Música meio surreal. Basicamente é uma música que faz relaxar. A combinação do reverb nos instrumentos em junção com os strings como base, dão uma atmosfera ideal para "músicas de água". Essa música carrega consigo um forte atmosfera melancólica.

Donkey Kong Country 2 - Enchanted Woods
Essa música traz consigo certo romantismo, algo meio exótico, o que ajuda a disfarçar um pouco são alguns dos samples de sons de insetos(?), que fazem com que tomem um ar ligeiramente cômico.

Soul Edge - Memories of Days Gone By
Pra quem tiver curiosidade, aqui está o final ruim do Rock em Soul Edge:
Apesar de ser hiper-curta, é uma música triste e facilmente transmite alguma coisa. Faz parte do final ruim do personagem Rock, tocada na cena em que suas memórias vem à tona.

Blast Corps - Echo Marches
Música com bastante feeling. Traz o clima de uma idéia como se você estivesse em algum lugar pronto a alcançar um objetivo, se esforçando até o máximo do esgotamento. É como se essa música estivesse te incentivando a chegar lá, com um pouco mais de esforço. Traz na mente a imagem do vídeo de um atleta correndo sendo exibido em câmera lenta. Engraçado não? Mas no abstrato foi o que eu senti.

Castlevania Order of Ecclesia - Welcome to Legend
Música calma demais, triste, com MUITO feeling. Cheguei inclusive a gravar um cover da mesma.

Este cover que fiz já é antigo, logo, as produções não estavam no nível de hoje. É mais um dos que estão na listagem dos futuros remakes no meu canal do YouTube.

Castlevania Order of Ecclesia - Welcome to Legend (GuitarDreamer)


 Existem muitas, muitas outras, mas fica pra um próximo post. Um abraço galera, e até lá!