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Backup de posts antigos

Neste espaço estão organizados todos os posts da fase antiga do VGMúsicos. Cada qual com suas informações de postagem. Obs.: O post mais recente da fase aniga desse site foi feito pelo Dark Hunter. Desde julho de 2015 por diversos fatores simultâneos o VGMúsicos entrou em um grande hiato.

VGMúsicos - Postagens da fase antiga (2014~2015)


Timon & Pumbaa's Jungle Games - Hippo Hop
Postado sexta-feira, 17 de julho de 2015 por Dark Hunter

Quando esse jogo chegou em casa, eu não fazia idéia do quanto ele iria marcar minha vida (e nem era pelo fato do cartucho ser 2 em 1 com Bomberman sem nem mesmo a Locadora saber disso!). Esse jogo, junto com Top Gear 2 na época, me traz boas lembranças, aonde a gente podia se divertir com a família inteira no Jungle Pinball ou no Sling Shooter, que era o jogo que mais jogávamos em conjunto. O jogo em questão, Hippo Hop, eu costumava mais jogar sozinho...


Engana-se quem pensa que esse é um jogo fácil... quando criança eu mal conseguia chegar ao Lv 4, mesmo no nível mais fácil... e agora, uns 15 anos depois, na casa da minha namorada, eu descubro que não tem fim! o Máximo que consegui ir foi até o Lv 19.

Algumas coisas nos cenários mudam, adição de novas "plataformas" (Como gansos e cobras maiores) além de outras coisas que podem te atrapalhar (Uma Hiena nas moitas e um Sapo, que mais parece o sapo do Hello My Baby, que aparece de vez enquanto pra te fazer cair na água). Esse jogo tem o mesmo conceito de outras jogos como Freeway e Frogger, aonde você precisa passar por uma certa travessia e cumprir certos objetivos sem ser tocado pelos obstáculos no caminho

Falando um pouco da música, eu tinha recém "descoberto" uma fórmula de composição e quis muito testá-la nessa música, que vocês podem conferir assim que o tema original termina... Espero que gostem ^^

Post original de Dark Void Studios

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Sonic The Hedgehog (Versão Master System) - Jungle Zone (FreePlay)
Postado sexta-feira, 1 de maio de 2015 por GuitarDreamer

Mais um projeto do FreePlay chegando na ativa ao VGMúsicos. Essa música já estava há um longo tempo na fila de espera (bastante tempo mesmo), mas hoje, finalmente que acabou saindo. Um memorável som que marcou presença na minha jukebox de 8-bits. Tema de Jungle Zone, Sonic The Hedgehog, composta por Yuzo Koshiro.

Nesse trabalho, conto com os talentos de Murilord, PhantasyZoner e Tribbiani. O resultado final nem preciso dizer, já que o vídeo responde, mas notem que meu cabelo e o do batera estavam até mais curtos. hahaha O trampo ficou bem legal. Som redondo, roupagem leve e agradável. Sem mais delongas, o vídeo. Até a próxima postagem!


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Ys - Final Battle (FreePlay)
Postado sábado, 28 de março de 2015 por GuitarDreamer

Ys... Uns chamam de "Ípsolon ésse", outros de "Ípsolons", outros de "Ái és", e outros de "Ís". Pois é... Depois de falar dezenas de vezes as duas letras de forma soletrada, percebi que o nome do jogo é de pronuncia Ís, já que é de origem japonesa. Ys é uma grande franquia aclamada por muitos gamers oldschool. Se trata de um Action-RPG pra ninguém botar defeito.

Minha primeira experiência com um game da franquia foi no meu eterno Master System, porém, como na época eu não tinha nenhum conhecimento de inglês e ainda era muito novo e n00b, não cheguei muito longe no game. Como acreditei que alugar o mesmo não valeria a pena, por achar que era um game extenso, acabei por deixá-lo de lado.

Porém, anos mais tarde, através do meu brother Thiago Cruz (o Phantasy Zoner, baterista da banda VGMasters), tive acesso à trilha sonora de Ys, podendo conferir diversos títulos recriados para versões posteriores dos games da franquia. As composições são simplesmente espetaculares e facilmente cairam no meu gosto. Ao ter acesso a um desses exemplos (a trilha sonora do último boss), eu simplesmente me fixei na música de tal maneira que baixei todas as suas versões e tirei seus arranjos de forma imediata.
Cover

Foi então que o PhantasyZoner e o Murilord puderam sem problemas participar do cover através do projeto FreePlay, então em tempo hábil pude construir a backing track e pudemos gravar a versão. A música caiu tanto no meu gosto que fiz questão de tirar as duas linhas de guitarra no mesmo dia. Após tudo isso, descubro então que a música foi composta por ninguém menos que Yuzo Koshiro. Assim fica fácil entender, não é verdade? [risos]

Então é isso aí, galera! Ys é um game muito bom e vale a pena dar uma conferida. De antemão já fazemos então um spoiler musical pra vocês, mostrando o som que ambienta o último chefe do game, da qual ele mostra pra que veio. [risos] Até a próxima, pessoal!

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Shadow of Colossus no Super Nintendo!
Postado terça-feira, 10 de março de 2015 por Schneider Souza

Como seria uma música de Shadow of Colossus se ele fosse lançado em 1994? Como seria o gameplay deste jogo se laçando nesse ano? Convido vocês a imaginarem as respostas comigo, pois trago para vocês uma versão da música The Opened Way utilizando sonoridades do Super Nintendo.

Bem, todos sabem que a Sony, através da Sony Image Soft, distribuiu diversos games para o SNES e, portanto, podemos imaginar que seria possível sim que este game tivesse saído para esta plataforma. Tudo bem, tudo bem! Eu sei que é viagem, mas vamos comigo nesta para tentar aumentar a imersão na música que vou lhes mostrar.


Vamos imaginar um game em 2D - talvez um 2.5 usando um Mode 7 do SNES - onde você deve escalar o titã utilizando uma jogabilidade "a lá" Prince of Persia. Você sobe nele calculando saltos precisos, sentindo a força empregada para subir na plataforma, olhando para o medidor e controlando o uso da força para não escorregar. (se tiver com dificuldade de imaginar, digite "Shadow of Colossus 2D" no Google imagens que vai ajudar)

Eu os convidei a imaginar isso, porque foi dessa forma que imaginei a versão que criei. Foi muito importante este processo para poder selecionar os instrumentos que iriam fazer a melodia, o acompanhamento e a percussão. Isso também ajudou a reconhecer quais partes poderiam ser cortadas da música para que ela pudesse encaixar nas limitações do chip de áudio do Super Nintendo. Então, convido vocês a escutarem a versão da música de Opened Way.

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Mortal Kombat II - The Dead Pool (Mega Drive), projeto Free Play
Postado quinta-feira, 5 de março de 2015 por GuitarDreamer

Eis meu primeiro trabalho no projeto Free Play. Pra quem não sabe, o Free Play é um projeto criado com o intuito de reunir diversos VGMúsicos em trabalhos de collab, criando assim um material exclusivo e gerando maior entrosamento entre os mesmos, ajudando a estreitar distâncias de pessoas que tem essa mesma paixão em comum, a Game Music. Para maiores detalhes sobre o projeto, acesse a introdução ao mesmo, clicando aqui.


Nesse primeiro trabalho, criei a track da arena The Dead Pool, da versão Mega Drive de Mortal Kombat II. Timbrei tudo conforme o de costume, porém conservando apenas um único instrumento da percussão original usada no Mega Drive, mantendo uma das características totalmente à risca. Chamei o Murilord pra participar do som e nos vestimos de forma a caracterizar o game.

O Murilord foi de Rayden, e eu, utilizei algumas peças que lembrassem o Liu Kang. Coloquei uma camiseta branca em função do Liu do MK4 ou do MK do filme, pra não ter que tocar sem camisa, que eu acho que ficaria meio zuado, mendigado, seilá. [risos] O resultado final, como sempre procuro fazer em todos os trabalhos, foi algo bem fiel à música original, o mesmo deixo abaixo pra vocês conferirem. Até o próximo post!


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Video Game Musics com feeling
Postado quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 por GuitarDreamer

O post não foi relocado para este espaço pois precisa de atualização de links externos, mas está acessível clicando aqui.

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Wind Scene - Chrono Trigger tocado no violão
Postado sábado, 24 de janeiro de 2015 por Schneider Souza



Chrono Trigger é um game adorado por muitos e odiado por poucos (acho que só odeia quem não gosta de RPG). O game é um dos RPGs mais renomados da era 16 bits e contou com dois compositores de peso na elaboração de sua trilha sonora: (1) Nobuo Uematsu e (2) Yasunori Mitsuda. 

Neste cover, tentei fazer uma experiencia com violão, pois nunca tinha gravado nada no violão antes. O impressionante é que fiz tudo rápido. A única coisa que demorou foi decidir se a melodia principal seria tocada, em algumas partes, com staccato ou pizzicato (palm-mute para os guitarristas). Apesar do pizzicato soar melhor, para mim, optei por utilizar o staccato por se destacar mais na gravação com violão "microfonado". Nessas horas a gente  que o trabalho de gravação não é fácil mesmo! É um trabalho que exige que tomemos decisões que nem sempre nos agrada.

Enfim, esta música representa a parte calma do game, onde andamos pelo mapa e entramos nas casas para conversar com os NPCs. Tudo que fiz neste arranjo, foi para tentar manter essa característica da música para aumentar a nostalgia.

(Não sabe o que é pizzicato, staccato e palm-mute? Então faça uma busca rápida na internet que o assunto é interessante.)




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Castle of Illusion (Master System) - Clock Tower
Postado sexta-feira, 23 de janeiro de 2015 por GuitarDreamer


Pra você que é fã dos games da era 8-bit, trago um inesquecível hit desse memorável game da Disney. A música original do cenário da Clock Tower já é sombria por si só, o que me fez investir em algumas orquestrações e sentir que era uma perfeita oportunidade pra implantar uma atmosfera mais pesada.


O game em si é um dos meus campeões da época, chegando eu a ter uma cópia física em casa. Castle of Illusion, sem dúvida tem uma trilha sonora fenomenal, e não é apenas isso que ele oferece. Vale a pena conferir o game. Deixo aqui então minha versão do tema da torre do relógio que ficou um pouquinho diferente... rs  Versão completa da postagem



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Megaman Zero 3 - Old Life Space (Z-Saber & Dark Hunter)
Postado sexta-feira, 23 de janeiro de 2015 por Dark Hunter


Remix de Megaman Zero 3 - Old Life Space!
Embora eu tenha jogado a franquia Megaman Zero apnas uma vez, as músicas das fases que me chamaram a atenção, que com certeza são muito bem trabalhadas


Ouvindo a trilha original você quase é enganado... Parece uma guitarra de verdade! (igual em Rock 'n Roll Racing). Meu grande brother Z-Saber e eu nos juntamos para fazer um cover bem metal dessa música que já é bem metalizada originalmente, recomendo que confiram! \o


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Gwyn, Lord of Cinder - 16 bit Remix (Timbre de Mega Drive) 
Postado domingo, 21 de dezembro de 2014 por Schneider Souza




Fala galera! O meu primeiro post do blog vai ser uma versão da música do boss final de Dark Souls feita com timbres de Mega Drive. Dark Souls é um dos meus jogos favoritos da sétima geração de consoles. Para vocês terem ideia de como gosto desta série, os únicos jogos que eu fiz questão de completar 100% das conquistas foram Dark Souls 1 e 2. 

Esta música de Dark Souls tem um clima de desalento muito forte que representa muito bem a batalha contra o chefe. Lembro de um fato onde um amigo meu me passou esta música e disse que ela explicava o game inteiro, como não tinha jogado o game, naquele momento, não entendi o que ele quis dizer e achei um exagero. Mas, futuramente, quando joguei o game e cheguei nesta parte, tive que que concordar com ele.

Neste remix, eu tentei manter a característica da versão original utilizando um timbre único para todas as vozes, porém em outros momentos distribui as vozes em timbres que reforçavam o caráter introspectivo da música. Para isto, me inspirei na sonoridade de games como Shadow of The Beast e The Immortal . Além disso, para reforçar o "fator nostalgia", tentei utilizar timbres conhecidos pelos fãs de Mega Drive. Enfim, esta é a minha primeira experiência criando esse tipo de remix com chiptune, espero que gostem!


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AndMarks - Black Belt (Boss) Versão
Postado terça-feira, 9 de dezembro de 2014 por AndMarks


Black Belt - Boss, isso mesmo! Nada mais justo, sendo minha  primeira publicação aqui no site, não lembrar e trazer a vocês, minha vgmusic preferida. Já gravei algumas vezes ela no meu canal, e não foram poucas vezes, mas escolhi essa ultima versão que fiz, por ser mais recente, e também por ter feito no vídeo algo um pouco diferente, usando um kimono branco e uma faixa preta "Black Belt". 

Curti o resultado final, tanto da versão, como também do vídeo que apesar de simples, acredito eu que consegui passar um pouco, do que sinto quando toco essa vgmusic. Bom chega de papo, e curtam um pouco dessa versão!

 

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Post de inauguração original (27 de julho de 2014)


Atenção: Esse post está disponível apenas como forma de memorial ao sistema antigo. Vale lembrar que as regras dessa postagem são inválidas atualmente, pois não correspondem mais à proposta vigente de funcionamento do site. Hoje o site é administrado apenas por uma única pessoa: Bruno Shinkou (GuitarDreamer)

Segue o post


Antes de mais nada, devo informar que o VGMúsicos é um site composto por diversas pessoas. As idéias aqui expressas, não representam a totalidade da equipe, mas a opinião individual de cada escritor. Cada participante é responsável por seu próprio material. Vamos então à introdução ao conteúdo.

Somos um site que tem por foco a divulgação de trabalhos de produtores e bandas de videogame music. Nosso objetivo é unir diversos músicos dos mais variados estilos, que gostam de trabalhar com músicas de games. Qualquer músico pode participar, independente de seu nível técnico ou produtivo (pode ser um músico casual). 

O objetivo deste site é a divulgação e a união entre instrumentistas. Não procuramos profissionalismo, cada pessoa ou banda mostra seu trabalho, e o valor do mesmo vai depender única e exclusivamente de quem o produziu. O público vai julgar a qualidade de cada um, separadamente, pois não representamos ninguém, somos apenas uma comunidade de divulgação e agregadora de conteúdo VGMúsico.


Show! Curti a idéia e sou VGMúsico. Como faço pra participar?

Para participar, basta enviar uma foto sua (para criar sua assinatura digital), o endereço do seu site, canal do youtube ou qualquer outro local onde seja a fonte principal de suas produções (somente um link, o principal), e seu e-mail para poder logar no blogger e se tornar escritor do VGMúsicos. 

E tem mais algum requisito?

Não é uma regra, mas à partir do momento em que estiver conosco, a única coisa que pediremos é que ajude a divulgar a rede. Pense bem: Não faz sentido ingressar em uma rede procurando expandir horizontes se seus integrantes não a divulgam. Nosso foco não é popularidade (ela será consequência), mas sim a união da cena no Brasil, porém é o vestir a camisa que potencializa nosso objetivo.

É justamente o comprometimento com a rede que fará com que ela cresça como um todo. Pode ser de qualquer forma, desde compartilhamentos no Facebook, no Twitter e até exposição de banners.  Não estaremos monitorando ninguém, pois a divulgação é do interesse de todos.


Usando a lógica. Se cada envolvido apresenta o site, cada um de seus públicos terá acesso ao material dos outros, consequentemente gerando acessos e fortalecendo a comunidade, beneficiando a todos os envolvidos. Quem não se importar estará atirando no próprio pé, jogando público fora.

Você não precisa usar nenhuma vinheta ou imagem nos seus trabalhos pra participar do VGMúsicos, mas precisa estar ativo no site. Só quero que participem do site pessoas que partilham do mesmo propósito e escrevam bem. Nosso foco não é criar textos, mas sim apenas apresentar nosso trabalho, ou seja, cada postagem pode ter um texto curto. Porém, preciso de pessoas que escrevam bem para assegurar uma boa imagem do grupo.

O que procuramos?

Procuramos guerreiros, gente forte, que luta pelo que quer. O foco do site é grande, não queremos mostrar trabalhinhos pingados de forma desinteressada, mas fortalecer a VGM com verdadeiros amantes de Game Music, unindo o máximo de músicos, compositores de chipmusic e DJs de VGM que pudermos, independente de seu nível técnico.

Obs: Embora nosso foco esteja em músicos, também procuramos escritores de artigos relacionados ao assunto. Se você tem blog, gosta de escrever e ama VGMusic, também é bem-vindo. Nosso foco é fortalecer o feed deste site com tudo o que pudermos à respeito dessa paixão.


Através deste site, você tem a possibilidade de formar grandes projetos

Uma das outras vantagens de fazer parte do VGMúsicos é a possibilidade de conhecer guitarristas, baixistas, bateristas, tecladistas... Você poderá conhecer outros músicos que fazem o mesmo que você, e de repente pode até resultar em um projeto paralelo, jams ou algo do tipo, só aproveitar a proximidade e criar suas oportunidades. Daqui poderão se formar novas bandas... Quem sabe?

Motivo

O motivo do surgimento deste site é o fato de que a maioria das pessoas que tocam VGMusic procuram divulgar seu conteúdo, mas isoladas, correndo cada um atrás do seu, mas cada um em seu canto. O isolamento é um obstáculo, isso é prejudicial pra elas e muitas delas não percebem ou não entendem. 

Mas a VGMúsicos veio pra mudar isso. Somos mais do que um local para divulgação. Somos uma comunidade. Viemos para unir músicos e seu público. Nosso objetivo principal não é só divulgação, mas também a união entre os músicos, mesmo que indireta. Queremos agregar conteúdo original de VGMusic e fortalecer a cena pelo Brasil. Se todos se unem nesse propósito, o interesse na cena aumenta e as pessoas podem investir mais na mesma.



Se ficou interessado em fazer parte do site, agora falta pouco. Leia nossas regras de postagem e, se tudo estiver ao seu alcance, você estará a apenas um passo de ingressar ao VGMúsicos.

Comunidade

Temos um grupo no Facebook, pronto e estruturado para discussões acerca de produções,  VGMusic e outros. Conheça mais VGMúsicos, apresente seu trabalho à eles, peça e compartilhe dicas de produção. Pretendemos ser uma comunidade forte, que seja um referencial na VGMusic brasileira.

E então? Quer fazer parte dos escritores do blog e apresentar seu trabalho à esfera gamer? Entre em contato. O botão de link para contato (sou músico / escritor e quero participar!) se encontra na barra lateral do site.


Fim dos posts antigos

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Notas finais: Se você chegou até aqui, espero que tenha curtido o tour. Estamos retornando com outra mentalidade, outra forma de funcionamento. Esperamos que nos anos a seguir esse local ofereça maiores possibilidades para as pessoas que gostam das mesmas coisas que nós.

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